Criei essa tag nova aqui no blog pra falar de pontos turísticos, passeios ou regiões que valem uma visita (ou não, aí depende do que você achar). Aproveito o tópico para tirar dúvidas e fornecer informações de lugares que eu já fui e sei como funciona.

Ainda falando de NY (vocês ainda não cansaram, né?), hoje vou contar sobre esse passeio por Roosevelt Island, um local ainda pouco conhecido pela massa turística. Recebi essa dica de um colega, e realmente ainda não tinha ouvido falar na ilha antes disso (oi, massa turística!), mesmo já tendo ido pra NY antes.

A ilha fica bem pertinho, espremida entre Manhattan e o Queens / Long Island. Mas não é assim, digamos, um passeio obrigatório. A melhor parte mesmo é o passeio de ida e volta da ilha, que é feito por um “bondinho” (há quem chame de teleférico), que atravessa o East River ao lado da Queensboro Bridge. Em um dia limpo (como o que eu fui), a vista na travessia é muito bonita.

 

VarieGabi_Roosevelt_Island_1

Vista durante a travessia

 

Já a ilha em si não tem nada demais. É bonita, bem cuidada e arborizada, mas nada que já não se veja em outras áreas e regiões da cidade. Não se vê muito movimento de pessoas e tem bem pouco comércio e atividades acontecendo ali, já que é um bairro mais residencial. Mas também é o charme da ilha, pois em meio à tantos programas turísticos lotados e a agitação das lojas de Manhattan, é muito bom fazer um passeio mais calmo e tranquilo. Quando fomos, éramos as únicas turistas por lá!

 

VarieGabi_Roosevelt_Island_3

Vista da ilha para Long Island

 

O “bondinho” é um serviço de transporte público como o metrô, então pra andar nele é só passar o MetroCard (o mesmo que se usa para metrô e ônibus). Dá pra notar que quem mais utiliza mesmo são os moradores e trabalhadores da ilha. Pra chegar lá de “bondinho”, ou melhor, de Roosevelt Island Tram, dá pra descer nas estações de metrô 59 St ou Lexington Av / 59 St e caminhar até a esquina das ruas E 59th St com 2nd Ave. Até dá pra chegar lá de metrô (linha laranja F, estação Roosevelt Island), mas aí não tem graça nenhuma.

 

VarieGabi_Roosevelt_Island_2

O bondinho ou teleférico nas alturas!

 

Tem um centro de visitantes logo na chegada do teleférico, então se você tiver mais tempo, acho que vale uma passada pra ver o que mais tem pra ver e/ou fazer na ilha.

 

Roosevelt Island Tram

Duração do trecho: 4 minutos
Frequência do serviço: de 15 em 15 minutos
Horário de funcionamento: das 6h da manhã até às 2h da madrugada (sexta e sábado até ás 3h30min)

Preço: USD 2,25 por trecho ou USD 4,00 ida e volta (o mesmo das passagens de metrô/ônibus), ou nada se você estiver em um plano de Metrocard ilimitado.

 Mais informações no site oficial: rioc.ny.gov

 

Gostaram da dica?

Um beijo,

Gabi.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *